sexta-feira, 13 de abril de 2007

Otacílio Macêdo Terra Netto - Exercício de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Otacilio Macedo Terra Netto – 13.730

Exercício de Aprendizagem 01:

01) Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina Histórico da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveriam estar preocupados em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele ira encontrar em seu exercício profissional...”.


Haja vista as peculiaridades ainda existentes no âmbito escolar, onde a Educação Física é vista de forma “distorcida”; Cabe ao profissional da área, incorporar uma nova forma de pensar, aliada a estratégias pedagógicas adequadas ao grau e maturidade do ensino em que os alunos se encontram para que possa conciliar de forma agradável e prazerosa, a teoria e pratica no desenvolvimento do aluno.

02) Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia só esta habilitada a “lançar luz”... Sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis”.

No meu entender, o autor se explicita bem,ao relacionar a disciplina de Educação Física, a pedagogia e linguagem histórica de outras disciplinas, onde acaba por compreender que tudo forma uma linha de pensamentos e objetivos, pelas quais levam o homem a refletir sobre.

03) Por que, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

Devido ao grau de entendimento escolar, onde tinha-se que médicos e historiadores dominavam a cadeira teórica; Daí, a necessidade e dependência das demais disciplinas em se curvarem a cadeira teórica.

04) Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior?

Tem por importância, abrangir e ter recursos para que possa suprir tanto a parte teórica, quanto a parte pratica; Onde através da teoria, possa trazer e interligar à pratica, proporcionando um aprendizado dinâmico e prazeroso.

05) Escreva o que é fato social e de três exemplos.

Nada mais é que um episodio ou acontecimento, onde envolve ou mobiliza toda uma sociedade.1º ex. :A recente morte brutal do garoto João Hélio no Rio de Janeiro. 2º ex:Desmoronamento do túnel que dava aceso ao metro de São Paulo. 3º ex:A inclusão social de portadores de necessidades especiais em escolas e meio de convívio publico.

06) Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados no campo da Educação Física e Esportes.

É acontecimento já ocorrido, onde marca uma era ou época e que se passa a ser lembrado de geração em geração. 1º ex. : O milésimo gol do Rei Pele. 2º ex. : Jogos que deram inicio as olimpíadas que ocorreram na Grécia. 3º ex. : A inclusão de portadores de necessidades especiais no meio esportivo e âmbito olímpico. “as para – olimpíadas”

07) O que você espera aprender / conhecer nessa disciplina?

Os acontecimentos e fatos ocorridos dentro da Educação Física, abrangendo conhecimentos e fatos históricos que por sua vez caminham lado a lado.

08) Descreva o quevoce conhece sobre HEF e Esportes.

DO HEF >>> Apenas o conteúdo trabalhado no 1º período , onde o professor Marcelo Ribeiro relato as cinco tendências ocorridas no decorrer da historia que são elas: Militarista, Higienista, Pedagogicista, Competitiva e popular. Já o Esporte, é a forma pela qual tornou-se possível existir:competições, os jogos e principalmente trazer pessoas para uma sociedade e meio de vida saudável

09) O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a Hístoria da Educação Física e dos Esportes?

No meu ver, o profissional precisa dominar as duas ares pelas quais estão sempre interligadas e caminham lado a lado; Porem, ambos com objetividades diferenciadas, onde se faz necessário a abordagem tanto teórica quanto pratica.


Exercício de Aprendizagem 02:


1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Na infancia grande parte das atividades realizadas foram recreativas uma vez que enquanto pequeno não me prendia a esportes, sendo assim nessa fase brinquei muito de bandeirinha, pique-esconde, pique-pega, taco-ball, dentre outras. Já na adolescencia pratiquei atividades esportivas como volei e futebol, onde joguei alguns meses na equipe de um clube em que era associado e atividades de lazer como nadar.

2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

Atividades com materiais (bola, pião, garrafas de refrigerante, etc.) que necessitavam um maior espaço, eu praticava na rua de minha casa e em quadras proximas. Em outras atividades como saltos, Tenis-pé, pingue ponde, que exigiam um lugar apropriado em colegios e atividades que utilizase materiais como bola de gude, pião, bonecos, carrinhos, brincava no quintal de casa uma vez que sempre teve espaço.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

Sim, o tênis-pé e o salto eram atividades que gostavamos de praticar no colégio que cursei o Ensino Fundamental, afinal precisavamos de banco sueco colchões dentre outros materiais presentes só no ãmbito escolar.

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

Professor “Betão”, ele gostava de ensinar todo e qualquer tipo de atividade, seja esportiva ou ludica, pois tinham varias competiçoes e apresentaçoes no colégio em que fiz o ensino fundamental e Professor “Marquinho” no ensino médio que já nos ensinou um pouco mais do esporte propriamente dito.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

No ensino fundamental foi dividido após a 5ª serie porque os meninos começaram a ter vontades de jogar sem perceber as dificuldades que as meninas tinham para praticar junto a eles as mesmas. Sendo assim etrapalhava elas a aprender da forma delas as atividades ensinadas.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

O vestimento para a pratica das atividades de Educação Física era o uniforme utilizados por todos do colégio.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Na entrada, intervalo e saída os alunos não tinham acesso a brincadeiras como bola, porém faziam brincadeiras como o pique-pega e bater figurinhas.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

Era permitido aos alunos a pratica de atividades no pátio da escola durante os intervalos, porem não poderia ser utilizado materiais como bolas, sendo assim os alunos levavam pião, corda, bambolê, variando assim pelo gosto do aluno que trazia materiais de casa.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Atividades como o Futebol (são poucos meninos que não gostam de jogar bola), correr (sempre fui hiperativo), pular e pião. Gostava da pratica destas atividades pois elas prendiam minha atençao e me traziam interesse.

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Não havia atividades designadas somente para homens ou para mulheres nos colégios que estudei.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana 1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial