sexta-feira, 13 de abril de 2007

Carlos Eduardo - Exercicio de Apredizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Carlos Eduardo P. Altoé– 13.773


Exercicio de Aprendizagem 01:

1- Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina História da Educação Física e dos Esportes (HEMFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)

É que devemos estudar o passado da nossa disciplina, para entendermos como ela foi aceita pela sociedade, como se portaram os profissionais, qual a herança cultural que eles deixaram para nós. Para entendermos o presente e enfrentar o futuro.

2- Escreva o que dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia sé esta habilitada a “lançar luz”... sem que a pretensão de estabelecer “verdades absolutas e inquestionáveis”.

A historia serve para interpretarmos fatos ocorridos que são de extrema importância. Todos os fatos ocorreram por um à razão, influenciadas pelo meio onde elas ocorreram.

3- Porque nos anos 1940 as cadeias teóricas presentes nas matrizes curriculares dos Cursos de graduação em Educação física eram ministradas por médicos?

Os médicos naquela época passavam um aspecto de higiene e limpeza.

4- Qual a importância em se estudar a HEF e Esportes no ensino superior?

Entender o surgimento a progressão e a atualidade de nosso curso. Como ele é visto pela sociedade ao longo dos anos.

5- Escreva o que é fato social e de três exemplos.

É um fato que ocorre em uma sociedade, na qual uma ou mais classes sociais foram envolvidas. É um fato repetitivo, corriqueiro.

6- Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo a Educação Física.

É um fato que não ocorre com freqüência. Ele é um marco para a época. Ex: 2° Guerra Mundial, Queda do muro de Berlim, inaugurarão do Maracanã.

7-O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?

História do meu curso ao longo de uma evolução e implantação no Brasil. As diferenças e preconceitos irão enfrentar ao longo do tempo.

8- Descreva o que você conhece sobre a HEF e Esportes.

A cada ano que passa mudanças significativas vem mudando o campo de atuação da Educação Física. E que os métodos de ensino também vem sofrendo modificações.

9- O que um bom professor de Educação Física precisa saber a história da Educação Física e Esportes?

Como lidar com a sociedade em relação a sua consciência corporal.

Exercicio de Aprendizagem 02:

1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Joga bola na rua com o pessoal do bairro, soltava pipa no terreno dos outros, pulava corda, brincava de garrafão, pic-pega, pic-esconde, bola de gude. Gostava destas atividades porque elas eram divertidas, tinha muita gente brincando junto, fica alegre quando brincava, a gente se esquecia de tudo.

2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

Minhas atividades eram feitas na rua, na escola ou no terreno da casa de um colega. Corda, cola, papel de ceda...

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

Sim a gente jogava futebol, queimada, vôlei. A professora entregava a bola pra gente, ais nós dividíamos o time. Às vezes ela amarrava a corda pra jogar vôlei.

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

Era um a mulher, mas eu não lembro o nome dela, isso de 1° a 4° serie. De 5º ao 3° ano do ensino médio foram vários inclusive o Solimar. Eles ensinavam muito futebol, vôlei, basquete.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

Sim, pois as meninas podiam se machucar jogando com os meninos.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

Tínhamos uma camisa de ed. Física que fazia parte do uniforme da escola, a mesma para homem e pra mulher.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Olha era um bagunça muita correria, pra pegar a fila pra compra o lanche. Muita gente já caiu da escada correndo e se machucaram.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

Os professores alguns eram rígidos outra mais gente boa. A diretora cobrava bem dos professores (as freiras).

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Futebol: pois era um esporte onde a turma toda participava e era bom jogar suar um pouco. E também era uma forma de alivio.

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Não.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.


776 a.C. - Primeiros jogos olímpicos
75 - Construção do Coliseu de Roma
1896- Primeiros Jogos Olímpicos Modernos


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial