sexta-feira, 13 de abril de 2007

Jedson Soares - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Jedson Soares – 13.711

Exercicio de Aprendizagem 01:

01 – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional....(p.26)”.

R: Assim como em muitas outras profissões, para que o profissional de Educação Física conquistasse seu espaço e mostrasse seu trabalho importante a uma sociedade acomodada, ela passou por momentos conturbados. Em meio a isso, para que melhor seja a formação acadêmica de um profissional de Educação Física é preciso que esse aprenda e entenda os problemas historicamente passados e os ate hoje enfrentados, tudo isso para que quando já educador físico esse venha a ter firmeza e discernimento de tudo o que ocorreu para que hoje esse profissional esteja ministrando sua aula como tal.

02 – Escreva o que o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia ai esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis

R: A História vem para apresentar de que forma o passado pode vir a influenciar no presente. Assim como a ideologia dos autores que deixa claro que mesmo que verdade tudo pode vir a ser posto em questão.

03 – Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

R: Por tratar-se de uma profissão da qual tem o corpo por material de trabalho, os médicos eram os mais indicados a ministrarem as aulas de graduação, uma vez que nesta época esses eram os mais envolvidos com a área da saúde.

04 – Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no Ensino Superior?

R: Para que possamos melhor entender o progresso da Educação Física no longo dos tempos, conhecendo sua evolução e os meios utilizados para fazer-se forte e útil para a sociedade.

05 – Escreva o que é fato social e de três exemplos.

R: Fato social vem a ser os acontecimentos ocorridos na sociedade, tendo essa o direito de opinar diante dos fatos. Exemplos: Reverendo contra o uso de armas de fogo, enforcamento do Sadan Russen, Impeacheman do Fernando Collor de Mello da presidência da Republica do Brasil.

06 – Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudamos no campo da educação física e esportes

R: Fato histórico é um acontecimento do qual marcou de alguma forma a época. Exemplos: Independência do Brasil, Proclamação da Republica, Lei Áurea.

07 – O que você espera aprender/ conhecer nesta disciplina?

R: Que tal disciplina venha enaltecer meus conhecimentos na área, uma vez que a Historia tem o poder de apresentar e assim fazermos um paralelo com a Educação Física dos dias atuais.

08 – Descreva o que você conhece sobre HEF e Esporte

R: A Educação Física surgiu devido à necessidade de haver um profissional do qual se preocupasse com o corpo saudável, com a qualidade de vida. Sendo esse voltado a melhor execução de exercícios e atividades físicas o que propiciaria maior bem-estar.

09 – O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a Historia da Educação Física e dos Esportes?

R: Todo profissional desta área deve conhecer a Historia da Educação Física para que possa entender seu surgimento e avanço no decorrer dos tempos, assim respeitando as idéias dos que de alguma forma contribuíram para que a Educação Física se tornar-se sólida.

Exercicio de Aprendizagem 02:

1- Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

R: Jogar bola, corridas, subidas, decidas, natação, hipismo, atleta de Handebol e Futebol. Na infância aproveitava dos momentos livres para brincar praticando assim algumas das atividades descritas sendo impulsionado pelo prazer do lazer, do lúdico. Já na adolescência as atividades mudaram, ou seja, entraram em cena os jogos mais competitivos e que comprava rendimentos, onde me tornei atleta e passei a busca o lazer em outros ambientes e de outras formas.

2- Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

R: No terraço de casa, terrenos baldios do bairro, quadra esportiva da comunidade, casas de amigos e parentes, campo de futebol, praia, clubes. Como materiais usados para tais posso citar bolas (de vários tamanhos e estilos), corda, pião, carreta de rolimã, pneus, arco, pipas, malha.

3- Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

R: Sim. As aulas de Educação Física eram voltadas para pratica de atividades como Futsal, Handebol, Vôlei, queimada, bandeirinha. Essas ocorriam na quadra da escola ou em um outro local destinada para tais. O professor ministrava a aula e direcionava as atividades das quais executávamos conforme o comando.

4- Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

R: Alguns foram os profissionais, Regina, Márcia, Robson, Glauco, Eliana, educadores esses que se diferem pela didática de ensino, mas que se torna parecidos pela pouca preocupação com o aluno num todo, ou seja, ver o individuo em seus aspectos cognitivo, motor e afetivo. Suas aulas seguiam planejamentos repetitivos isso quando se contava com um, o ensinar o objetivo principal, portanto quem contava com melhor aptidão aprendia quem possui dificuldade para tal, permanecia.

5- As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

R: Sim. Os fatos pelos quais isso acontecia vem do que era impostos pelo professor, meninos futebol e meninas handebol. Devido a isso a divisão passou a ser realizada atrás de nós mesmos alunos, uma vez que ambos os sexos tinham tempos iguais para praticar esse estabelecido pelo professor e pelo simples fato ridiculamente vivido de que menino não pratica esporte dito de menina valendo também para o oposto.

6- Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

R: A vestimenta era a mesma tanto para os homens quanto para as mulheres, que utilizavam para as praticas esportivas uma camisa, uma bermuda e tênis com meias. Tais vestimentas eram imposta pela escola que vetava o aluno da aula caso esse não estivesse devidamente uniformizado para a pratica.

7- Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

R: Para adentrar as dependências da escola era preciso que o aluno tivesse postura e que respeitasse o espaço físico e as demais pessoas que estava a sua volta. Não era permitido que o aluno entrasse correndo, pulando ou buscando outros meios de entrar, tudo isso valia também para o final do dia letivo, na saída dos alunos. Já no recreio, não era permitido que o aluno subisse em lugares inadequados, correr, pular colocando em risco sua boa forma e a dos demais alunos, não era permitido levar bolas para o interior da escola nem fazer de algum objeto algo parecido.

8- Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

R: Seguindo as normas da escola, o aluno devia respeitar o espaço físico, os demais alunos, e todos os funcionários da escola. Os professores e diretores eram responsáveis pelo bom funcionamento da instituição, assim punia os alunos que contradiziam as normas impostas.

9- Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

R: - Jogos Internos da Escola
- Treinamentos desportivos
- Gincanas
- Atividades recreativas
Sempre gostei de esportes de rendimento, competições, do prazer em doar o máximo de si para alcançar o objetivo, a vitória, sendo em gincanas, nos jogos internos e na necessidade de treinar para aperfeiçoar-se a cada dia. Gostava também de recreação pois me interagia com facilidade e prazer.

10- Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

R: Não era proibida, mas existia uma distinção entre o que podia ser praticado por homens e o que as mulheres podiam praticar, ou seja, era comum que os meninos jogassem futebol e ver uma menina pulando elástico, mas se o oposto fosse visto, a até então pequena mentalidade de criança já acharia anormal tais situações. Não se proibia dizendo não, mas sim dividindo.

11- Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

· 2500 (c) - Comércio marítimo entre Egito e Biblos (atual Líbano) (navegação).
· 1000 - Fenícios desenvolvem o comércio marítimo, no Mediterrâneo oriental (navegação)
· 776 - Primeiros jogos olímpicos (costumes)
· 969 - Primeiros jogos de cartas surgem na China (costumes)
· 1413 - Início das viagens marítimas portuguesas (navegação)
· 1519 - Magellan cruza o Oceano Pacífico (navegação)
· 1896 - Primeiros Jogos Olímpicos modernos

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