sexta-feira, 13 de abril de 2007

Trabalho Escrito - Pós-Modernismo

Introdução


As tendências culturais têm uma maneira de expressar as principais questões intelectuais e políticas de uma sociedade. Isso acontece, com o Pós Modernismo, termo mais comumente usado para definir o ambiente cultural de nossa época. Surgido a cerca de vinte cinco anos e relacionado principalmente a arte e a arquitetura, o pós modernimo acabou por abranger a literatura, a Filosofia, as ciências sociais e quase todas as facetas da sociedade contemporânea.
A Educação fisica possui sua especificidade .Em vista disso, pretendemos apresentar aspectos peculiares à sua praxis, buscando atingir uma compreensão do sentido da Educação Física na vida humana, na relação com o pós-modernismo, a Educação Física implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corporeo e motriz, abrangendo as formas de atividade fisica , como ginástica, o jogo, a dança e o desporto.



Desenvolvimento


Vivemos no final do século XX. E toda a extraordinária evolução das ciências e das explicações racionais dos fenômenos que envolvem nossa existência nos colocam perante desafios como a interpretação do corpo humano e de suas práticas cotidianas.
Hoje parece que temos um homem um pouco mais preocupado com seu corpo, pois o caráter materialista de nosssa civilização ensina que devemos nos preocupar mais com esta vida mundana presente. Mas essa preocupação não é integral: por ter feito um pouco de ginástica pela manhã, o homem acha que seu corpo já esta em “forma“, e sobrecarrega-o no restante do dia, aliementa-se mal e abandona o corpo.
Tomemos como exemplo, o discurso da dissolução do eu como unidade sintética. Sabemos como o eu está profundamente vinculado à imagem do corpo próprio, ao ponto em que desarticulações na imagem do corpo próprio afetam necessariamente a capacidade de síntese do eu. Mas, se voltarmos os olhos para a retórica do consumo e da indústria cultural, veremos como elas passaram por mutações profundas que afetaram o regime de disponibilização das imagens ideais de corpo. Ao invés de lócus da identidade estável, o corpo fornecido pela indústria cultural e pela retórica do consumo aparece cada vez mais como matéria plástica, espaço de afirmação da multiplicidade. Isto levou um sociólogo como Mike Featherstone a afirmar que “no interior da cultura do consumo, o corpo sempre foi apresentado como um objeto pronto para transformações”.
wrt_note()
Aparece assim a imagem do corpo como interface e superfície de reconfiguração que coloca o sujeito diante da instabilidade de personalidades múltiplas e da identidade subjetiva.
Esse “culto ao corpo” que assistimos hoje, quando as pessoas invadem as academias, enchem os parques para correr e caminhar , compram pelo telefone produtos milagrosos anunciados na televisão para que seu corpo fique igual a do atletas dos comerciais, mais do que fazer com que atendemos para nosso corpo, o que seria de fato desejável, na verdade, significa uma alienação ainda maior. Segundo Gallo (1997) como escultores, queremos transformar a “pedra bruta” que é nosso corpo em obra de arte.
A Educação Física trabalha com o movimento corporal. Ela trabalha, portanto, com o homem em sua totalidade. O movimento humano é uma totalidade dinâmica, que se reestrutura, a cada instante, em função de dois pólos: o homem e o mundo. Um constitui uma negação ao outro, formando uma polaridade em constante tensão. Porém um não existe sem o outro.


Conclusão


Com isso o corpo humano é um corpo que sente, percebe, fala, chama a atenção para o corpo que somos e vivemos. O corpo é presença concreta do mundo, porque vincula gestos, expressões e comportamentos das ações individuais e coletivas de um grupo, comunidade ou sociedade. Assim, vivemos um contexto histórico que busca fazer dos corpos máquinas de competição, voltada para o lucro de uma sociedade pragmática. Precisamos fazer o corpo um elemento de resistência, que nos libere do negativismo e do pragmatismo. Um corpo que nos coloque a frente a nossa realidade, confrontando-nos com problemas e sitiações. Um corpo que nos coloque no mundo e que seja capaz “aventura-se” para vivenciarmos novas impensadas perspectivas para a vida.



Referencia Bibliográfica:

GONÇALVES, M.A.S. Sentir, Pensar, Agir-Corporeidade e Educaçao. 2° ed, Campinas, SP: Papirus, 1997


http://pt.wikipedia.org/wiki/Pós-modernismo

http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2446,1.shl


Anexos:


Linha do tempo >>

1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Avaliação Individual dos Componentes


Acadêmicos Nota Avaliativa
Carlos Eduardo 4,0
Carlos Magno 3,5
César 3,5
Daiana 4,0
Jaquison 3,5
Jedson 4,0
Leandro Silva 0,0
Leandro Wingler 3,5
Otacílio 4,0
Roseane 4,0
Thiago 4,0



FOTOS>>

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial