quinta-feira, 19 de abril de 2007

Leandro Wingler - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
5º Período de Educação Física
Histórico da Educação Física
prof. Marcelo Ribero
Leandro Wingler----11691

Exercicio de Aprendizagem 01

1- Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional....(p.26)”.

R= Alunos e professores, a perceberem melhor a importância do conhecimento histórico para sua práxis profissional tem que saber como lidar com os alunos de uma forma de pensar e também de aprimorar o conhecimento da disciplina em pratica, dando o prazer ao aluno na hora da pratica de certa modalidade.

2- Escreva o que o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia ai esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis”

R= O presente não é a soma dos passados, guarda suas especificidades, seus próprios condicionamentos, que possivelmente só vamos poder entender melhor pelo menos historicamente, em algum momento futuro. É inegável que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia só esta habilitada a “lançar luz”, auxiliar junto com outras disciplinas (sociologia, antropologia etc.) à busca de uma compreensão maior, sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis”

3- Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos.

R= Com a aprovação do regime interno, em 1941, ficava referendada uma distinção clara entre cadeiras teóricas, onde se situava a cadeira de historia, a cadeira pratica. Deve-se observar que os professores das cadeiras teóricas deviam atender a algumas exigências dispersadas para os das cadeiras praticas. Alem de terem nível superior, a grande parte das cadeiras teóricas somente poderia ser ocupada por médicos.

4- Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no Ensino Superior.

R= Aquele aluno que se interessa mais diretamente pela atuação escolar, vai procurar e encontrar em cadeiras ligadas à pedagogia indicadora para uma aplicação pratica melhor.

5- Escreva o que é fato social e de três exemplos.

R= É tudo que acontece em nossa sociedade:
Ex: O menino que foi empurrado do carro, o aquecimento global, os ônibus queimados em vitória, tudo que relata a sociedade e que todos ficamos sabendo.

6- Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudamos no campo da educação física e esportes.

R= São fatos que já passaram e fica marcado ainda na sociedade algo que é sempre lembrado.
Ex: 11 de setembro as torres gêmeas que caíram, tisuname que matou muitas pessoas, a morte de Ayrton Senna.

7- O que você espera aprender/ conhecer nesta disciplina?

R= Espero buscar todos os conhecimentos de como veio surgindo a Educação Física e de como ela se expandiu de todas as formas no campo pedagógico e nas academias, tendo como base a história que nunca podemos esquecer.

8- Descreva o que você conhece sobre HEF e Esporte.


R= Os tipos de esportes que eram muito praticados por escravos como a capoeira, o futebol, e outros campos da sociedade antiga como a ginástica que eram muito utilizada na Alemanha há muito tempo atrás, são pouco conhecimentos mas espero aprender muito mais nessa disciplina.

9- O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a Historia da Educação Física e dos Esportes?

R= Em primeiro lugar ter conhecimento do está passando para os alunos, depois ter em domínio da turma fazendo com que ela busque tudo que aprendeu em sala de aula e nas aulas praticas tendo como orgulho que os alunos aprenderam e se esforçaram nos períodos de aula.


Exercicio de Aprendizagem 02

1- Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma das atividades.

R= Pique, dono da rua, chicotinho queimado, realizava porque dava prazer, uma sensação boa de descontração e liberdade sem preocupação nenhuma.

2- Em qual local você efetua essa atividade? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

R= Efetuava essas atividades nas ruas e praças da cidade e os materiais era bola, corda.

3- Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

R= Sim podemos usar muito bem no campo escolar como a queimada, o pique o policia ladrão será muito importante que vai estar trabalhando toda sua coordenação motora da criança.

4- Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

R= Marcos. Ele dava muito queimada para as meninas e depois futsal para os meninos não ensinava muita coisa não.

5- As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

R= Não, porque não tinha como trabalhar com as meninas e depois com os meninos a turma tinha uma boa enteração.

6- Havia vestimenta especifica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

R= sim, era a mesma coisa camiseta, tênis, short, mais como era escola publica nem todos tinham condições de ter tênis, mais o professor liberava assim mesmo, com pena daqueles que não tinham condições.

7- Descreva os momentos de entrada, recreio e da saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

R= Entrava as 7:00h, o recreio era as 9:30h e a saída era 11:45h, pois os alunos deveriam ter mais disciplina na hora do recreio tendo educação com os serventes e os professores assim poderíamos ter mais alunos disciplinados.

8- como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

R= Era bem rígida, se fizesse bagunça ou desrespeitasse o professor era levado para a sala do diretor e no outro dia só entrava com pai ou mãe e assinava uma ocorrência.

9- Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

R= Futsal, queimada, policia ladrão, no futsal eu adorava porque o professor fazia campeonatozinho ai o time que ganhasse ele dava um premio queimada era legal porque tinha que aceitar o adversário, e a policia ladrão tinha que apanhar e prender o amigo.

10- Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique por quê.

R= Não.

11- Tendo como referencia o site:
http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/
faça um catalogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, e da atividade física e do lazer na historia da humanidade.

R= - 1994 Brasil ganha a copa é tetra campeão mundial.
- 2002 O Brasil ganha a copa é penta campeão mundial.
- 1962 O Brasil ganha a copa é bicampeão mundial.
- O Brasil perde a copa do mundo de futebol no maracanã - 1950

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial