domingo, 17 de junho de 2007

Carlos Eduardo - Questionário da 2º unidade.

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Carlos Eduardo P. Altoé– 13.773

QUESTIONÁRIO

1) Descreva o modelo de inscrição escolar defendido pelos mestres da faculdade de medicina Rio de janeiro século XIX?

Os médicos da FMRJ defendem um modelo de organização sobre a égide das diretrizes higienistas. Eles apresentavam um modelo institucional de Ensino que deveria ser desenvolvido nas escolas. Este módulo era composto de seis áreas de conhecimento: Circunfusa, Applicata, Injesta, Gesta, Excreta e Percepta. A Circunfusa referia-se a localização mais adequada para a escola se instalar. A instituição deveria ser construída distante da cidade, com uma arquitetura na qual se podiam vigiar os passos dos alunos. Quanto a Applicata os médicos colocavam roupas especiais para cada tipo de atividade a ser realizada. A Injesta estava atrelada aos alimentos mais indicados com hora especifica e quantidade controlada de acordo com cada atividade. A Gesta destacava as atividades físicas a serem ministradas nas escolas. A Excreta era o momento especifico de eliminação dos resíduos fisiológicos de cada aluno. Sendo assim a educação física se preocupava com o físico-funcional e não com os sonhos dos alunos.

2) Descreva o conceito de Educação Physica defendido pelos médicos FMRJ século XIX?

De acordo com os médicos a Educação PHYSICAL apresentava extrema preocupação com o asseio ao corpo físico. Cabia a ela o trato higiênico do corpo do aluno, como cortar as unhas e os cabelos e a usarem roupas que não comprimissem o seu corpo, não a utilização de (cosméticos) sem a orientação médica. Correspondia ainda à manutenção da higiene corporal e ai crescimento do aluno.

3) Descreva o conceito de intelectuais orgânicos presentes no texto de profº Castro e Oliveira?

As diretrizes basilares da organização sócio-político da nação. Desta forma, para a construção de hospitais, casas, cemitérios, escolas dentre outras instituições sociais, apostavam em médio prazo na libertação dos miasmas e a mazela oriunda da sociedade.

4) Descreva o conceito de gesta presente no texto do profº Castro e Oliveira?

A Gesta representava as atividades físicas que deveriam ser realizadas nos estabelecimentos de ensino, buscando sempre a saúde e o desenvolvimento das forças físicas. Como o combate ao onamismo (masturbação) responsável pelo desgaste físico. A Gesta tinha como base formação de uma juventude robusta.

5) Descreva as atividades física prescritas pelos médicos FMRJ XIX, exclusivamente para mulheres.

As atividades físicas eram o canto, passeio ao ar livre, dança, brincadeiras, trabalhos artísticos, ginásticas.

6) Estabeleça relação de diferença entre Educação Physica e Gesta presente no texto dos professores Castro e Oliveira.

A Gesta representava a prescrição de atividade física que deviam ser realizadas nos estabelecimentos de ensino para a formação jovial, robusta e saudável. Porém ela retém o despertar da libido sexual do aluno. Já a Educação PHYSICAL representava muito mais do que a prescrição de atividade física, mas correspondia também à manutenção da higiene corporal, como o crescimento do individuo.

7) Pontue as atividades físicas prescritas pelos médicos da FMRJ séc. XIX presente no texto profº Castro e Oliveira.

Gesta - Prescrição de atividades Físicas
Dr. Antonio Francisco Gomes (1852)
Dr. Antonio Nunes G. Portugal (1853)
Dr. Antenor Augusto R. Guimarães (1858)
Esgrima
Lutas
Passeios
Passeios
Natação
Corridas ao ar livre
Corridas
Equitação
Exercícios moderados
Saltos
Jogo de malha
*Gymnastica
Dança
Jogo de Pella
Brincadeiras
Natação
Jogo de bilhar
Pesca
Canto
Espada
Caça
Brincadeiras

Trabalhos artísticos
Exercícios gymnasticos

* A partir da 1ª infância (7 anos de vida)


8) Faça uma analise comparativas entre o conceito de Educação Physica presente no texto profº Castro e Oliveira com o conceito de Educação Física presente no texto da professora Silva

A Educação Física dentro do conceito do texto da Silva vem a ser objeto da higiene, enfocada no crescimento e desenvolvimento Humano desde a gestação até o final da vida e o que ela se relacionava, o clima, vestuário, higiene pessoal, regime alimentar, função dos músculos e exercícios e a excreção. Já o conceito de Educação PHYSICAL do texto Castro e Oliveira vem a ser a educação higiênica do corpo Humano. Além das atividades físicas prescritas, orienta em relação à vestimenta, produtos, raças, casamento entre outros.

9) Construa um resumo de 10 linhas sobre o discurso médico sobre o corpo presente no texto da professora Silva.

O discurso médico foi elaborado sobre o modelo de ciência que se constituiu historicamente e se fez presente através de um conjunto de propostas que se referiam à saúde coletiva e individual, objetivando o poder do Estado. Este discurso projeto foi trazido pela sociedade brasileira no séc. XIX período da consolidação de transformações no âmbito do saber e as praticas médicas acompanhando o modo capitalista de produção.

10) Descreva em aproximadamente 20 linhas o ambiente sócio cultural utilizado no texto de Silva. A seguir, descreva a compreensão dobre o corpo feminino dentro da sociedade.

Embora o modelo de capitalismo imposto no final do séc. XIX no Brasil e na América Latina tenha sido diferente do implantado nos paises europeus na analise do quadro brasileiro da época percebe-se um processo se assimilação imediata da nova ordem econômica internacional, determinado pelo mercado mundial, não alterando, porém, de forma significativa, a estrutura agro – exportadora. A chegada de imigrantes substituindo o trabalho escravo; a transição do escravismo para o capitalismo (campanha abolicionista); a expansão da produção cafeeira; a ampliação do mercado interno; o incremento de um setor assalariado (que criou uma infra-estrutura básica para o desenvolvimento de fábricas); as lutas religiosas contra o controle e subordinação das igrejas pelos Estados; a modificação progressiva dos costumes com a valorização do saber; ganhando os médicos, engenheiros e bacharéis em direito grande prestigio social; o fortalecimento do Exercito, entre outros, promoveram a transição da Monarquia a Republica. A mulher neste período histórico não tem a participação ativa, pois nesta época a mulher não era valorizada. Seu corpo era visto para a procriação. Ela era subordinada o seu marido não tinha emprego nas cidades, quando conseguiam o salário era inferior ao do homem. Seu corpo era coreto por inúmeras roupas, pois elas eram proibidas de mostrar seu corpo para a sociedade.

11) Descreva as principais transformações sociais ocorridas no Brasil dentro do recorte histórico da Professora Silva.

Dentre as transformações ocorridas podemos citar a abolição da escravatura, a ampliação do mercado interno, pela existência de um trabalho assalariado criando assim uma infra-estrutura para o desenvolvimento fabril; o café como o grande agente de mudanças; o desenvolvimento e modernização de alguns centros urbanos. A classe operaria se formou de um processo de industrialização.

12) Qual é o principal objetivo do projeto que os médicos tinham para o corpo da mulher, presente no texto da Silva.

O autor defende o modelo educacional americano que era o liberalismo e a educação popular. Machado acreditava que a emancipação da mulher, dirija-se de tal modo a sua educação que, habituando-a para trabalhar e ao mesmo tempo se habilite a uma profissão lucrativa. Então da educação e oportunidade para a mulher se desenvolver e lucrar com uma profissão.

13) Tomando como referência o texto de Silva descreva as funções sociais da população presente no texto.

Os escravos tinham como função a produção de riquezas para seu senhor. Eles não tinham nenhuma intervenção social no Estado. Eles tinham a função de trabalhar para sustentar a economia cafeeira. Eram discriminados, viviam em péssimas condições não tinham direito a saúde e nem a educação.

14) Descreva o conceito de classe social presente no texto de Silva.

Refere-se à totalidade dos seres humanos inter-relacionados no interior de uma dada formação econômica, sendo ou proprietários das forças produtivas ou carecendo dessa propriedade.

15) Estabeleça relações de identidade entre o texto de Castro e Oliveira e o da professora Silva.

Em ambos os textos percebe-se relação da educação física escolar com a formação de indivíduos saudáveis ocorridas no séc. XIX. A sociedade da época também é retratada nos dois textos, pois a educação física para ser trabalhada necessitava entender a cultura corporal da sociedade (dos alunos). A mulher em ambos os textos ela é descriminada não aparecendo e não contribuindo para a formação de uma nova sociedade.

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