quarta-feira, 6 de junho de 2007

Thiago Pereira - Questionário da 2º unidade.

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
5º Período de Educação Física
Histórico da Educação Física prof.
Marcelo Ribero
Thiago Pereira----13756

QUESTIONÁRIO

1) Descreva o modelo de inscrição escolar defendido pelos mestres da faculdade de medicina Rio de janeiro século XIX?
Os médicos defendiam um modelo de organização pscolar voltado para as diretrizes higienistas. Modelo este que era composto de seis áreas de conhecimento. A circunfusa que se referia a melhor localização para a escola se instalar; A aplicata, que se referia as vestimentas mais indicadas para a formação dos alunos, assim defendia que cada atividade teria sua roupa especifica; a ingesta, que estava ligadas aos tipos de alimentos; A gesta que era responsável pela prescrição das atividades físicas a serem ministradas nos colégios; A percepta, que determinava os sentidos religiosos. Sendo assim, apartir deste modelo podemos dizer que a educação estava preocupada com a estrutura físico-funcional dos alunos.
2) Descreva o conceito de Educação Physica defendido pelos médicos FMRJ século XIX?

A educação fhysica demonstrava a preocupação com o corpo físico. Cabia a ela o tratado higiênico do corpo dos alunos. A manutenção da higiene corporal, bem como o desenvolvimento e o crescimento do individuo.
3) Descreva o conceito de intelectuais orgânicos presentes no texto de profº Castro e Oliveira?

Os médicos eram considerados intelectuais orgânicos, pois possuíam um saber e um conhecimento elevado com relação ao corpo humano. Eram os únicos da época capazes de entender o organismo humano.
4) Descreva o conceito de gesta presente no texto do profº Castro e Oliveira?

A gesta era o saber responsável pela prescrição das atividades físicas a serem ministradas nos colégios e que cada aludo deveria participar. Sendo parte de uma juventude robusta sadia e livre das epidemias e endemias.
5) Descreva as atividades física prescritas pelos médicos FMRJ XIX, exclusivamente para mulheres.

As mulheres praticavam várias atividades como: canto, dança, exercícios gymnasticos, trabalhos artísticos, passeios, gimnastica, brincadeiras entre outros, mas na nossa opinião nenhum foi citado como exclusivamente feminino.
6) Estabeleça relação de diferença entre Educação Physica e Gesta presente no texto dos professores Castro e Oliveira.

A gesta estava voltada para a prescrição de atividades físicas que os alunos deveriam participar já a educação physica estava voltada para o trato higiênico do corpo dos alunos. Sendo assim a gesta buscava a formação de uma juventude robusta, sadia e livre de doenças. Já a educação physica buscava a manutenção da higiene corporal.
7) Pontue as atividades físicas prescritas pelos médicos da FMRJ séc. XIX presente no texto profº Castro e Oliveira.

Esgrima, passeios ao ar livre, corridas, saltos, dança, natação, canto, brincadeiras, exercícios ghynasticos, lutas, equitação, jogo da malha, jogo da pella, jogo de bilhar, espadas, passeios, corrida ao ar livre, exercícios moderados, ghynastica, pesca, caça e trabalhos artísticos.
8) Faça uma analise comparativas entre o conceito de Educação Physica presente no texto profº Castro e Oliveira com o conceito de Educação Física presente no texto da professora Silva

Tanto a educação physica (CASTRO e OLIVEIRA) quanto a educação física (Professora SILVA) demonstravam preocupação do corpo do individuo, as melhorias das condições orgânicas e da saúde do individuo bom como o seu crescimento.
9) Construa um resumo de 10 linhas sobre o discurso médico sobre o corpo presente no texto da professora Silva.

No século XIX o decurso medico foi trazido para a realidade brasileira, a qual passava por transformações no âmbito do saber e das praticas medicas. Com o objetivo de desenvolver modelos de conhecimentos afim de expandir o respeito pela ciência e pelos médicos, pois estes eram capacitados a falar do corpo e dos males que os atingem e do corpo-social. Estes modelos foram elaborados de acordo com a origem social e as referencias políticas dos grupos dos médicos que criaram e organizaram propostas de “saúde” baseados na educação física escolar. Sendo assim o projeto medico defendia e justificava uma sociedade medicalizada. Desta forma medicina passou a ser considerada a ciência mais importante para a sociedade, pois abrangia desde as questões individuais ate as sociais.
10) Descreva em aproximadamente 20 linhas o ambiente sócio cultural utilizado no texto de Silva. A seguir, descreva a compreensão dobre o corpo feminino dentro da sociedade.

O ambiente sócio cultural passava por um processo de assimilação imediata da nova ordem econômica internacional.a chegada de imigrantes substituindo o trabalho escravo, a expansão cafeeira, ampliação do mercado externo, o incremento do setor assalariado entres outras. Os médicos ganhavam prestigio social, a falta de investimento em saneamento.
11) Descreva as principais transformações sociais ocorridas no Brasil dentro do recorte histórico da Professora Silva.

A educação física passou a ser considerada e as diferentes justificativas sobre o seu objeto de estudo passaram a ser fundadas cientificamente. Ouve a Criação da FMRJ em 1932 adotando inicialmente os estatutos da escola de Paris. Na segunda metade do século XIX estrutura econômica e social se altera com o desenvolvimento do mercado interno. Em 1874 o questionamento da função da educação clerical no Brasil. Ocorreram mudanças significativas no âmbito da medicina.
12) Qual é o principal objetivo do projeto que os médicos tinham para o corpo da mulher, presente no texto da Silva.

Cultivar o corpo e o espírito da mocidade utilizando de artifícios técnicos e médicos procurando proporcionar desta maneira uma forma de beleza e saúde pra o bem estar físico e emocional da mulher.
13) Tomando como referência o texto de Silva descreva as funções sociais da população presente no texto.

As funções sociais citadas por SILVA em seu texto é da busca por melhorias na qualidade de vida de cada individuo que por nesta perspectiva a omissão da luta de classes era compensada pela promessa de um fraternalismo que decorria da racionalização social.
14) Descreva o conceito de classe social presente no texto de Silva.

O conhecimento cientifico e o fraternalismo foram utilizados como males para os males da humanidade, omitindo-se a luta de classe, a luta política, concomitante a consideração com a chave dos problemas sociais. Nesta perspectiva a omissão da luta de classes era compensada pela promessa de um fraternalismo que decorria da racionalização social.
15) Estabeleça relações de identidade entre o texto de Castro e Oliveira e o da professora Silva.

O texto de CASTRO e OLIVEIRA se relaciona com a de SILVA na preocupação existente na educação física quanto, a saber, pesquisar qual formação que se dará ao corpo visando sempre melhorias nas condições orgânicas e a saúde da população.

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